Sucesso Traz Felicidade?


SUCESSO TRAZ FELICIDADE?

Hoje vamos filosofar um pouco sobre SUCESSO e FELICIDADE. Mas primeiro poderíamos tentar definir o que é sucesso e o que é felicidade. De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, “sucesso é conseguir o que você quer” e “felicidade é querer o que você conseguiu”.

Com isso em mente, voltemos à pergunta que é o título deste artigo: Sucesso Traz Felicidade? Ou será que é o contrário? Vejamos. É uma antiga suposição que o Sucesso, seja na escola, no trabalho ou no relacionamentos, traz felicidade. Muitos de nós nos esforçamos para o sucesso, gastando longas horas em nosso trabalho ou estudos, na esperança de alcançar o sucesso e, como uma consequência do sucesso, a felicidade.

Psychological Bulletin descobriu que a felicidade não segue necessariamente o sucesso. Na verdade, é exatamente o oposto: A felicidade é que leva ao sucesso. De acordo com as conclusões do estudo, as pessoas felizes buscam e realizam novos objetivos que reforçam a sua felicidade e outras emoções positivas. Sonja Lyubomirsky, Ph.D., da Universidade da Califórnia, Riverside e colegas analisaram três tipos de estudos: aqueles que compararam diferentes grupos de pessoas, aqueles que acompanharam indivíduos ao longo do tempo e aqueles que examinaram os resultados em ambientes controlados.

Esses estudos examinaram questões como: “Será que as pessoas felizes têm mais sucesso do que as pessoas infelizes? Será que a felicidade vem antes do sucesso? E vale a pena incitar comportamentos orientados para o sucesso? ”

Os resultados de todos os três tipos de estudos sugerem que a felicidade leva a maiores sucessos na vida. Lyubomirsky sugere que “isso pode ser porque as pessoas felizes freqüentemente experimentam humores positivos e estes estados de espírito positivos os leva a ser mais propensos a trabalhar ativamente em direção a novos objetivos e a criar novos recursos. Quando as pessoas se sentem felizes, elas tendem a se sentir confiantes, otimistas e dispostas e outros as consideram mais simpáticas e sociáveis. ” Isso não significa que as pessoas felizes são sempre bem-sucedidas e nunca se sentem tristes. Parte de um saudável senso de bem-estar inclui experimentar emoções dolorosas em resposta a circunstâncias de vida difíceis e aflitivas. Outros fatores também contribuem para o sucesso, incluindo a inteligência, aptidão e o apoio social . Mas Lyubomirsky diz: “os indivíduos felizes são mais propensos do que seus pares menos felizes a ter casamentos e relacionamentos gratificantes, altos rendimentos, o desempenho superior no trabalho, envolvimento da comunidade, boa saúde e até mesmo uma vida mais longa.”

0 comentários: